HISTÓRIA

A história do Jequitibá Rugby Campinas está enraizada com a história do rugby na cidade. Nosso esporte está presente em Campinas desde a década de 70 e nessa época o time da cidade era o Campinas Rugby. No início da década de 80 passou a representar a Unicamp, onde os alunos começaram também a praticar o esporte.
Em 1987 o time recebeu o apoio do Clube Hípica Barão, um tradicional clube da cidade, e o fruto desta parceria foi o título da 2ª divisão do Campeonato Paulista. Após a conquista, muitos atletas acabaram por ter que deixar a equipe, reduzindo suas atividades.

No ano seguinte, a Escola Salesiana São José, um renomado colégio da cidade, iniciou um projeto de rugby com um grupo de 40 garotos. Nasceu então o CRAC (Campinas Rugby Athletic Club), equipe que participou do Campeonato Paulista M18 nos anos de 90, 91 e 92. Esses garotos aprenderam a modalidade e mais que isso, entenderam a essência do rugby, a verdadeira filosofia do esporte.

Alguns deixaram de praticar, outros se mudaram da cidade, mas os que continuaram desejavam montar uma equipe competitiva e com isso em mente saíram em busca de novos possíveis atletas, juntamente com os remanescentes do Campinas Rugby. São formados então, grupos de treinamento na cidade e uma nova equipe começam a surgir.
Em 2001, durante a Copa Minas/São Paulo de Rugby, jogadores do Campinas Rugby, alguns praticantes da Unicamp e os ex-garotos do CRAC se uniram para representar a cidade de Campinas. Após o último jogo do campeonato os jogadores se reúnem e fazem uma eleição para escolher o nome desta nova equipe.

Surge o Jequitibá Rugby, como uma homenagem à árvore símbolo de Campinas. A equipe se torna sempre presente no cenário do rugby estadual, participando das principais competições e também em campeonatos universitários através dos alunos da Unicamp, figurando sempre entre os principais times do interior de São Paulo.
Vários ex-jogadores do Jequitibá Rugby, hoje jogam e lideram times em outras partes do Brasil. É o caso de Timóteo Cabral do Porto Velho Rugby e de Marcelo Gordo do GRUA Rugby de Manaus.
O Jequitibá já foi representado na seleção brasileira de rugby através de Renan Trzesniowki (7’s e XV M19) e atualmente por Lucas Abud (XV M19 e Adulto).

Nos anos mais recentes, a equipe masculina adulta do Jequitibá disputou o Campeonato Paulista do Interior, organizado pela LIPAR, no qual obteve seu melhor resultado em 2010, quando foi vice-campeão. Em 2014, começou a disputar a 3ª Divisão do Campeonato Paulista.

Hoje a Associação Desportiva Jequitibá Campinas Rugby (mais conhecida por Jequitibá Campinas Rugby) apresenta times nas categorias Masculino Adulto, Feminino,  M-15 e M-19.

Leave a Comment

(required)

(required)

  • Confira como foi o treino coletivo do último sábado 21/10 no projeto: Rugby, uma escola para a vida! @Projeto_RUEPV

  • Jequitibá 46 X 20 FEA! Estréia do novo uniforme com o pé direito! https://t.co/55YZWLLyRe

  • Final de Jogo!! Jequitibá 46 X 20 FEA https://t.co/iXff4O525F

  • Jequitibá Rugby: via @YouTube

  • Melhores Momentos Jequitibá Rugby 38 X 07 Tatuapé Rugby: via @YouTube